
Podemos dizer cada ano que passa a sociedade vai passar a se acostumar com esse tipo de família moderna ou também chamada família mosaico. O mais importante é cultivar o respeito entre os seus integrantes. "A família, por intermédio de suas ações materiais e simbólicas, tem um papel importante na vida escolar dos filhos, e este não pode ser desconsiderado. Trata-se de uma influência que resulta de ações muitas vezes sutis, nem sempre conscientes e intencionalmente dirigidas."( Zago , 2000, p. 20.)
Ao pensarmos em Educação temos que entender que ela se inicia com a família, se aprimora na escola, para ser aplicada na vida. E o que vem acontecendo com a família? Vem sofrendo transformações enquanto grupo, como também quanto a seus membros individuais. Fatores econômicos e culturais fizeram com que as mulheres ingressassem no mercado de trabalho, reconfigurando os papeis do homem e da mulher e, conseqüentemente, as funções de pai e mãe.
A Educação de valores passou a ser função não só da família como da escola, que também está passando por um período de reformulação para agregar ou devolver este papel. A Educação tradicional foi sendo questionada e os valores morais re-significados; o que gera, a principio, insegurança para todos os responsáveis pela educação de nossas crianças.
Não existe mais um único padrão de estrutura familiar: pais separados, mulheres ou homens que criam sozinhos os seus filhos, casais homossexuais, crianças educadas por avos, tios, entre outros. Porém, com certeza, tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para o mundo; e assim como a família tem as suas particularidades que a diferenciam da escola, a escola tem sua metodologia e filosofia para educar as crianças.
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/12315/1/Familia-na-Atualidade/pagina1.html#ixzz1AYvZY5yh
Nenhum comentário:
Postar um comentário